Uso sustentável dos recursos e energia

A SCHOTT Flat Glass dedica-se à proteção do meio ambiente e, particularmente, à otimização do uso dos recursos na produção. Trabalhamos para otimizar e organizar os nossos processos produtivos de tal forma que eles apenas exijam uma quantidade mínima de matérias-primas e energia. Nos últimos anos foram implementados vários programas que formam a base para a mudança técnica, a fim de sistematicamente monitorar os nossos níveis de consumo de recursos e de energia.

As nossas áreas de atuação são:

Consumo de eletricidade

A SCHOTT Flat Glass tem como objetivo a busca da produção altamente eficiente em termos de consumo de energia. Por isso, realiza, de forma rotineira, exames e auditorias que fornecem uma visão geral sobre o nosso consumo de energia e destaca os potenciais de melhoria. São exemplos das medidas que estabelecemos:
  • Aumentar entre os nossos funcionários a conscientização sobre o consumo de energia
  • Estabelecer gestão do consumo de energia
  • Otimização das cargas dos fornos
  • Uso de equipamentos de produção com baixo consumo de energia

Energia Renovável na SCHOTT Flat Glass

A SCHOTT aumenta sistematicamente o seu compromisso com o meio ambiente através da adoção de tecnologias ambientalmente compatíveis. Um exemplo da preocupação da SCHOTT com o meio ambiente é o consumo de energia solar.
Em janeiro de 2012, a SCHOTT Flat Glass instituiu esta fonte de energia renovável com a instalação de uma unidade de energia solar no telhado da SCHOTT Italvetro, localizada em Borgo a Mozzano, Itália. A unidade consegue gerar anualmente cerca de 780.000 kWh de energia limpa, com a ajuda de 851 módulos da SCHOTT Solar. A energia produzida é utilizada nos processos de produção.

Consumo de água

A água é usada no processo de produção principalmente para esfriar e cortar o vidro. Orientamos cuidadosamente os nossos processos a fim de minimizar o consumo de água e realizamos regularmente auditorias nas fábricas com o objetivo de controlar o consumo de água e identificar os potenciais para a sua redução. Os exemplos a seguir são apenas algumas das medidas implementadas nos últimos anos:
  • Controle da rede hidráulica para reduzir o vazamento de água
  • Otimização dos equipamentos a fim de reduzir o derramamento de água
  • Implementação de circuitos hidráulicos fechados em várias das nossas unidades.

A medida que teve maior impacto na redução do consumo de água foi obtida através da introdução de sistemas de água fechados.

Gestão de resíduos e reciclagem do vidro

Tal como em qualquer processo de produção, geramos certa quantidade de resíduos. Há muitos anos tomamos medidas para reduzir a geração de resíduos e os diferenciamos em duas categorias principais: resíduos não perigosos e resíduos perigosos.

Resíduos não perigosos

O vidro é o principal resíduo gerado durante os nossos processos de produção. Adotamos dois objetivos: o de reduzir os resíduos de vidro na produção e o de aumentar a taxa de reciclagem de vidro.
Uma área importante para a redução dos resíduos de vidro é o nosso processo de corte. Há muitos anos otimizamos o corte do vidro através de processos computadorizados. Além disso, todos os demais processos são sistematicamente verificados a fim de reduzir os resíduos de vidro.

Resíduos perigosos

Em comparação com os outros resíduos gerados, a taxa de resíduos perigosos é mínima, de aproximadamente 1,5% a 3%. Estamos continuamente buscando a substituição e redução de qualquer material perigoso utilizado em nossos processos de manufatura.

Reciclagem dos resíduos de vidro

Uma das principais vantagens do vidro é que ele é "infinitamente reciclável." Dependendo do tipo, até 95 % dos resíduos de vidro gerados em nossas fábricas são reciclados para a produção de novo vidro. Os resíduos de vidro são classificados e separados de acordo com a sua composição; por exemplo, vidros impressos e vidros sem impressão. Em seguida, o vidro é devolvido e reciclado, é novamente fundido para a produção de vidro plano ou para a fabricação de garrafas de vidro, assim como para materiais de isolamento na indústria da construção.

Tintas isentas de metais pesados

A compatibilidade ambiental é um fator determinante quando selecionamos materiais, tecnologias e métodos de produção.
Como fabricante de vidro plano decorado, a tinta é um dos principais materiais utilizados nos nossos produtos. As tintas comuns geralmente contêm solventes, aglutinantes, conservantes e aditivos compostos por metais pesados. Sempre que possível, substituímos tintas que contenham metais pesados por tintas isentas destas substâncias na fabricação de nossos produtos. Atualmente, mais de 90% do nosso consumo de tintas inclui tintas livres de metais pesados, embora isso não seja obrigatório para todas as aplicações dos nossos produtos. O nosso objetivo é atingir o uso de 100% de tintas ambientalmente compatíveis.

Conformidade com os requisitos RoHS e REACH

A SCHOTT cumpre a Diretiva UE 2002/95/EC "RoHS " relativa à restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos. A SCHOTT também assume a responsabilidade com o meio ambiente como parte do regulamento REACH, que controla o uso de substâncias químicas. A SCHOTT garante que todos os produtos feitos pelo grupo cumprem as exigências legislativas atuais, bem como os requisitos que se esperam no futuro.
Contato
SCHOTT Flat Glass do Brasil Ltda.
Rua Turmalina, 543
13347-040 Indaiatuba - SP
Brasil
E-Mail to SCHOTT+55 19 3936-8989
Feiras e Eventos
05.
March
Trade fair Euroshop, Dusseldorf, Deutschland, 05.03 - 09.03.2017